Na 18ª Edição dos Prémios de Ciberjornalismo foram vários os meios de comunicação que se destacaram. O Jornal Público e a Rádio Renascença (RR) distinguiram-se como os media que conquistaram mais distinções.

O Jornal Público voltou a ser o grande vencedor da principal categoria dos Prémios de Ciberjornalismo 2025. O diário conquistou o voto do júri na categoria de Excelência Geral em Ciberjornalismo e arrecadou ainda mais três prémios (voto do júri e do público) na categoria de Última Hora, e voto do júri na categoria de Infografia Digital.

Outro dos grandes vencedores desta edição dos prémios foi a Rádio Renascença, que também conquistou quatro distinções, nomeadamente nas categorias de Narrativa Vídeo Digital (voto do júri e do público), Reportagem Multimédia e Infografia Digital (voto do público).

O Jornal Expresso, por sua vez, conquistou a principal categoria dos Prémios de Ciberjornalismo 2025, a Excelência Geral em Ciberjornalismo, mas com o voto do público. Arrecadou ainda o prémio na categoria Reportagem Multimédia (voto do júri).

Na categoria Narrativa Sonora Digital, a Divergente conquistou o voto do júri, enquanto que a revista digital Lisboa Para Pessoas se estreou nos Prémios de Ciberjornalismo ao conquistar o voto do público.

Outra das estreias nesta edição do prémios foi A Flor do Tâmega, que conquistou o voto do público e do júri na categoria de Ciberjornalismo de Proximidade.

Já na categoria de Ciberjornalismo Académico o grande Vencedor foi o ComUM que, embora com trabalhos distintos, teve o voto do júri e do público.

O anúncio dos vencedores da 18ª Edição dos Prémios de Ciberjornalismo teve lugar no final das IX Jornadas ObCiber, que decorreu hoje, no Anfiteatro Nobre da Faculdade de Letras, da Universidade do Porto.

Fotos: Jornal Reconquista

Conheça os vencedores de todas as categorias dos Prémios de Ciberjornalismo 2025:

1. Excelência Geral em Ciberjornalismo

Público – votação do júri

Expresso – votação do público

2. Última Hora

Desastre Elevador da Glória (Público) – votação do júri e do público

3. Reportagem Multimédia

Tu não estás a mais aqui (Expresso) – votação do júri

Crianças de Gaza “estão esfomeadas, desesperadas”, mas ainda sonham “ser astronautas” (Rádio Renascença) – votação do público

4. Narrativa Vídeo Digital

Reconstituição. O momento em que o Elevador da Glória matou, contado por quem viu (Rádio Renascença) – votação do júri

Como se elege um Papa?  (Rádio Renascença) – votação do público

5. Narrativa Sonora Digital

País de Incendiários (Divergente) – votação do júri

O ritmo da colectividade – podcast Ouvir a Cidade (Lisboa para Pessoas) – votação do público

6. Infografia Digital

As cores da democracia portuguesa (Público) – votação do júri

Hiroshima, 80 anos depois: Como a bomba atómica dizimou uma cidade e mudou o mundo num piscar de olhos? (Rádio Renascença) – votação do público

7. Ciberjornalismo de Proximidade

Quem trata da saúde do Hospital de S. Gonçalo? (A Flor do Tâmega) – votação do júri e do público

8. Ciberjornalismo Académico

Amor com Amor se Paga (ComUM) – votação do júri

Fardas que pesam (ComUM) – votação do público